.
18/11/2024
A vida online está cada dia mais perigosa, agora até simples pesquisas podem se transformar em iscas para “hackers” atacarem seus dispositivos.
Uma empresa especializada em soluções de segurança digital, Sophos, emitiu um alerta urgente sobre uma ameaça específica envolvendo pesquisas no Google, que está sendo explorada por hackers para comprometer computadores e roubar informações sensíveis. O termo relacionado ao ataque é “se é legal ter gatos de Bengala” na Austrália.
De acordo com a Sophos, os usuários que realizarem essa busca correm risco, e a empresa recomenda que o termo seja evitado em pesquisas. Os criminosos induzem as vítimas a clicarem em links maliciosos ou disfarçados de anúncios legítimos, levando-as a acessar conteúdos perigosos.
A investigação revelou que links fraudulentos aparecem entre os primeiros resultados no Google, o que aumenta a chance de os usuários clicarem e se exporem a roubos de informações pessoais.
Conforme relatado pelo New York Post, o problema ocorre apenas quando a palavra “Austrália” é incluída na pesquisa, fazendo com que cidadãos australianos estejam sob maior risco. Quando clicam em resultados comprometidos, as vítimas podem ter dados como informações bancárias capturadas por um programa malicioso chamado Gootloader.
O GootLoader utiliza técnicas de manipulação de SEO para enganar os usuários e levá-los a acessar sites contaminados que hospedam o malware disfarçado. Caso não seja detectado, o software permite uma segunda fase de ataque com o GootKit, um Trojan que rouba dados e mantém controle remoto sobre o dispositivo. Esse acesso pode ser usado para instalar ransomware ou ferramentas adicionais para exploração de redes.
A Sophos reforça que os usuários afetados podem até mesmo perder o acesso aos seus dispositivos e sugere que, para minimizar os danos, troquem suas senhas com urgência.
E a pergunta é: ora, se o problema é na Austrália, o que nós, no Brasil, temos com isso?
Na verdade, tudo!
A partir do momento que o modelo está sendo implementado com sucesso na Austrália, deve ser copiado e aplicado no mundo todo.
O mais desafiador será descobrir qual termo eles vão usar no Brasil.
Todo cuidado é pouco e não aperte links que você não tenha certeza da origem.
Fonte: Contábeis